Inovação na construção: Novo concreto substitui 80% do cimento por cinzas de carvão, oferecendo alta durabilidade e sustentabilidade
desempenho durante as etapas iniciais de secagem, compensando as grandes quantidades de cinzas volantes e de lagoa de secagem mais lenta.
Impacto e Futuro na Construção
Esta pesquisa, apoiada pelo Centro de Pesquisa de Transformação Industrial ARC para a Transformação de Recursos de Resíduos Recuperados em Materiais e Soluções de Engenharia para uma Economia Circular (TREMS), tem o potencial de revolucionar a construção sustentável. Liderado pelo Professor Sujeeva Setunge do RMIT, o TREMS reúne destacados cientistas, pesquisadores e especialistas da indústria para minimizar os resíduos nos aterros e reutilizar materiais recuperados na construção e na manufatura avançada.
A adoção deste concreto de baixa emissão de carbono não só representa uma solução inovadora para a gestão de resíduos de cinzas de carvão, mas também reduz significativamente as emissões de carbono da indústria da construção. A colaboração entre RMIT, Universidade de Hokkaido e parceiros industriais promete uma implementação em grande escala dessa tecnologia, marcando um importante avanço em direção a uma construção mais sustentável e responsável com o meio ambiente.