Temer: «pronta resposta» reverte decisão da Coreia do Sul sobre frango
Temer: «pronta resposta» reverte decisão da Coreia do Sul sobre frango
O presidente da República, Michel Temer, comentou nesta terça-feira (21) que a Coreia do Sul desistiu de suspender as importações da carne brasileira. Durante encontro com empresários na Conferência das Cidades Latino-Americanas, em Brasília, Temer explicou como o funciona o sistema de fiscalização brasileiro e reforçou a qualidade do produto.
Em seu discurso, Temer disse que o alarde sobre a qualidade da carne brasileira criou um «grande embaraço» à economia no País. No entanto, com a resposta imediata do governo, em especial dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Relações Exteriores, a situação começou a ser revertida.
Após a ação do governo, a Coreia do Sul, grande importador de frango brasileiro, reviu sua decisão de suspender temporariamente a compra da proteína. «Exata e precisamente em função da pronta resposta das autoridades brasileiras. E, mais do que da pronta resposta, dos esclarecimentos mais do que cabais, mais do que integrais, em relação à realidade dos fatos», disse.
Economia
Dados relativos à produção da proteína também foram destacados pelo presidente. De acordo com Temer, a carne produzida aqui é exportada para 150 países. No total, o Brasil tem 4.383 plantas frigoríficas. Desses, apenas três tiveram as atividades suspensas devido à operação «Carne Fraca» e outros 18 são investigados.
Além de apresentar as medidas tomadas pelo governo para apurar as irregularidades e evitar prejuízos, Temer apresentou fatos que demonstram a retomada do crescimento e da economia do Brasil. Entre eles estão a geração de 35 mil vagas de emprego em fevereiro e a melhora na classificação de risco do Brasil.
Segundo o presidente, os empresários podem investir com segurança no país, pois o «Brasil tem rumo» e «responsabilidade fiscal que está sendo levada adiante ao lado da responsabilidade social».