CDENEWS

Portal Ciudad del Este News

Previsões feitas há mais de 100 anos que se realizaram (ou quase)

Um artigo em 1900, escrito pelo engenheiro John Elfreth Watkins Jr. e publicado no ‘The Ladies’ Home Journal’, listou uma série de previsões para os 100 anos seguintes. «O que pode acontecer nos próximos cem anos» adivinhou como o mundo seria no ano 2000, ou melhor, tentou! Mas enquanto algumas das previsões eram otimistas demais e um tanto irrealistas, outras foram assustadoramente precisas…

Trens viajarão a 240 Km/h – Ele disse também que carvão não seria mais usado para abastecer trens. Acertou nas duas! A Série L0 do Japão, por exemplo, pode viajar numa velocidade de até 590 km/h.

Inglês se tornaria extensivamente falado – Embora o inglês não seja atualmente a língua com mais falantes do mundo (o mandarim é a mais falada atualmente), o idioma é amplamente falado ao redor do globo.

A humanidade verá qualquer coisa ao redor do mundo – Ele previu que as pessoas estariam conectadas ao redor do mundo através de câmeras e telas. E isto é basicamente a internet. O Sr. Watkins Jr. mandou bem nessa!

Compras em lojas através de tubos – Os pacotes seriam entregues por tubos pneumáticos e não mais pelo correio. Não é bem assim, mas estamos pulando este passo e indo direto para os drones pelo jeito.

Haverá navios aéreos – Estes seriam usados pelos militares para transportar bens e homens e por cientistas. Esse tipo de transporte não competiria com carros ou embarcações. Um pouco certo, podemos dizer. O avião ainda nem tinha sido inventado em 1900.

s letras C, Q e X desapareceriam do alfabeto – Essas letras seriam abandonadas porque se tornariam desnecessárias, pois a ortografia pelo som seria adotada. Ele sugeriu que a linguagem se tornaria composta de palavras abreviadas. Então ele acertou mais ou menos nessa… A internet realmente encurtou as palavras e gírias de texto, mas essas letras estão longe de desaparecer, tanto no inglês (idioma em que o artigo foi escrito) quanto no português

Telefones em todo o mundo serão sem fios – Mais uma previsão que se tornou realidade.

Ar quente e frio sairão da torneira – Todo mundo teria ar quente e frio em casa assim como água na torneira. O ar condicionado foi previsto em 1900!

Raios invisíveis de luz – A previsão no artigo dizia que, através do método de raios invisíveis de luz, um médico seria capaz de ver um coração pulsante vivo, bem como qualquer outro órgão. Além disso, eles seriam capazes de fotografar e ampliar a imagem. Soa familiar, né?

otografias serão telegrafadas a qualquer distância – Bem, apesar de não serem telegrafadas, é possível enviar imagens de uma parte do mundo para a outra desde o nascimento da internet.

Refeições prontas –

O artigo previu que refeições prontas estariam disponíveis em locais semelhantes às padarias da época. Bem preciso!

Óperas serão telefonadas para casas privadas – «Telefonadas» não é o termo usado hoje em dia, mas, levando em conta que ele estava em 1900, até que o cara teve uma boa visão do futuro. Com a transmissão ao vivo, assistir uma ópera ou qualquer outro show é possível hoje em dia (mas não tanto em 2000, para dizer a verdade). O artigo também mencionou instrumentos automáticos e acrescentou que «muitos dispositivos aumentarão o efeito emocional da música». Música eletrônica, sintetizadores e efeitos estão por aí, né?