CDENEWS

Portal Ciudad del Este News

Ela cuida de quatro fazendas de soja e não tem medo da crise

A agricultora paulista Telma Brambilla demonstra que, com administração profissionalizada e cuidados no manejo, até um ano complicado pode render lucros

PUBLICIDADE.
INMOBILIARIA CAPITAN BADO.
PUBLICIDADE.
PUBLICIDADE.

Para superar desafios agronômicos como esse, a agricultora conta com o auxílio de um engenheiro agrônomo especializado. Segundo ele, a maior dificuldade nesta safra tem sido o atraso do plantio. Até agora, pouco mais da metade da área foi plantada. No ano passado tudo já estava pronto nesta mesma época.

“Nesta época, em nossa região, a soja já deveria estar toda planta e germinada, inclusive. Esse atraso no plantio da soja vai acabar impactando no tamanho da janela do milho segunda safra. E, consequentemente, vai baixar um pouco a quantidade de tecnologia no plantio desta segunda cultura”, conta o engenheiro agrônomo, Valdecir Cravo.

Armazenagem

Outro problema enfrentado pelos produtores da região é a baixa capacidade de armazenagem, principalmente nas cooperativas. A última supersafra lotou os armazéns, o que pode comprometer o armazenamento da produção de soja, do próximo ano. “As cooperativas, que deveriam cuidar de nossos interesses, não estão nem aí. Não investem em silos e, se depender deles, ficamos na mão. Por isso já estamos analisando a possibilidade de investir em um silo próprio”, conta Telma.
VIDEO.