Língua inflamada é um sintoma de novas variantes da Covid-19
Um especialista chama a atenção, à medida que aumenta o número de pessoas que sofrem com o sintoma.
Um especialista em medicina geral do Reino Unido, Johannes Uys, da clínica Broadgate General Practice, em Londres, apontou alterações na língua como um sintoma das novas variantes da Covid-19.
Os doentes podem sentir ardência, inchação e inflamação na língua. «Muitos perdem o paladar e sentem dormência», alerta o médico, citado pelo jornal Daily Express.
Em alguns casos, essa situação pode levar à formação de inchaços e úlceras, que podem precisar de tratamento separado.
No entender do médico, a variante Pirola apresenta «uma probabilidade ligeiramente maior de causar inflamação na boca e na pele». Para aliviar os sintomas, recomenda o uso de ibuprofeno.
Uys explica que a língua Covid pode ser causada pelo vírus se ligar aos receptores e se infiltrar nas células. Algumas pessoas também podem ser mais suscetíveis a esse sintoma devido a uma grande quantidade de receptores ACE na boca.
Os dados do estudo Zoe Covid, uma pesquisa feita por meio de um aplicativo de smartphone lançado pela startup Zoe Limited e o King’s College de Londres, confirmam as afirmações do médico. A língua inflamada é um dos principais sintomas relatados por pessoas infectadas com as novas variantes da Covid-19.